As Nossas Raizes

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

******* PRINCE WADADA * BIOGRAFIA *******

Tudo começou como um comum apreciador do reggae, Mário António Luluca, baptizou-se na trilha Rastafariana através da música de Bob Marley. Nos seus dias de menino de 13/14 anos ingressou, contra a vontade dos seus Pais, na Pequena comunidade Rasta situada no Bairro Operário, em Luanda, onde reforçou a sua convicção numa filosofia baseada e inspirada no modo de vida de ancestrais africanos.
Em 1992, a febre pela música começou após participar e vencer um concurso de Música para um programa de uma Rádio local (L.A.C.).A gravação caseira testemunha os primeiros passos de toasting sobre riddims à velha moda Jamaicana, com uma acentuação lírica marcada pelo balanço do “português de Angola”, nada habitual na altura.

Foi com um Sintetizador Yamaha Semi-profissional, prémio arrecadado pelo primeiro lugar no Concurso da L.A.C., que Wadada se juntou a dois amigos e deram os primeiros passos da história do Hip-Hop/Ragga underground Angolano. Kool Klever, Gangsta Dú e Prince Wadada, formaram os “G.C.Unity”, a União do Gueto e a Cidade pelo fio condutor da poesia urbana.
Em 1994 Mário António abraça a carreira a solo iniciando a sua jornada à descoberta do som ideal para as suas aspirações artísticas.Na varanda de um 6º andar na Av. Brasil, em Luanda, tinha lugar a sala de ensaio, eram feitos os arranjos musicais e foi onde “Marito” instalou o primeiro SoundSystem Angolano.Por força das vezes que passou, em volume exageradamente alto, nos soundsystems que organizava, a música “Black Wadada” de Burning Spear, ficou conhecido por Wadada.
Em 1995 é convidado para fazer parte do programa de rádio “Top Reggae” da FM STERIO, resultado do sucesso garantido do soundystem da Avenida Brasil.Colaborou com músicos como Eduardo Paim, Pather Mak, Afro Kett e Nina Harley e, em 1998, recebeu o convite do Ministério da Cultura de Angola para engrossar o lote de artistas escolhidos para representar o País na Expo-98 de Lisboa.
1998 é, também, o ano em que edita o seu primeiro disco de originais de nome “Kem é Kem”. Um ano depois é convidado a participar da tourné da banda de General D e dos Kussondulola, e grava com estes últimos alguns temas em estúdio para o Disco “Amor é Bué”. É com Janelo da Costa, Toy Cool, Damula, Lexo e Johnny que forma o primeiro SoundSystem de Portugal com a denominação de “Fankambareggae.
Em 2000, junta-se a músicos portugueses nomeadamente, Viviane, Dora Fidalgo, João Aguardela, Luís Varatojo, Rui Duarte, Janelo da Costa, entre outros, no projecto “Linha da Frente” resultando daí a edição de um álbum de poesias musicadas de Alexandre O´Neal, Manuel Alegre e António Aleixo. Entretanto, com o projecto Dubadelic SoundSystem, teve a oportunidade de partilhar o palco com o lendário musico/produtor de Reggae e Dub, Lee Scrash” Perry.  Prince Wadada grava o segundo disco de originais em 2004, intitulado “Natty Kongo”, uma celebração às suas raízes do Norte de Angola.
O disco foi gravado com a banda criada para suporte em concertos, composta presentemente pelos músicos: Pardal, Batata, Ian, Mandala, João-Pestana e Cabrita, elementos esses, que constituem a Kimbangui Band. Entre os melhores momentos da carreira de Wadada, destaca-se a actuação no Festival Sudoeste de 2004 em dueto com o Musico Gentleman acompanhada pela sua Far East Band.
O álbum conta com a participação de Bezegol (Matozoo), Marta Ren (Sloppy Joe) e Charly Skank, na co-produção. Prince Wadada é um dos músicos que mais contribui para forte afirmação do Reggae nas terras de Camões, através de SoundSystems e Concertos.O do 3º disco com o título “Entendimento”, editado em 2005, foi bem recebido pela crítica especializada e referenciado como um dos melhores do género cantando em Português.
Passo a passo o Músico foi debitando versos enérgicos, cheios de positividade, consciência social e muito amor à mistura. O artista é muitas vezes citado como o “Príncipe Rei” do reggae dance-hall cantado em português.Wadada dividiu o Palco com músicos como Patrice, Gabriel O PensadorAnthony B, Israel VibrationAlpha Blondy e Damian Marley; Participou no primeiro “One Riddim ÿlbum” editado na Europa pela editora Alemã Germaican Record, e gravou para os colectivos brasileiros Digital Dubs SoundSystem e 7 Velas. A sua discografia conta também com muitas participações em colectâneas e discos, tais como Copa ReggaeNação Hip Hop ,Odiado e Mal Amado de Bad Spirit e Musidança.

Prince Wadada "Dança Da Buala" Download Album (2011)

01 Sinto Love
02 Redemption Song
03 Mímica Total
04 Ethiopian (Com Milton Gulli)
05 Kibulo (Com Ikonoklasta)
06 Está a Sair Bem
07 Mano da Juba (Com Matamba Mata)
08 Malange
09 Seja Bem Vindo
10 Be Strong Tonight
11 Tem que Acabar (Com Arcanjo Ras)
12 Ela Pediu Guerra
13 Medo (Com Maryjuh)
14 Don´t Go
Tem que Acabar (Com Arcanjo Ras)
Medo (Com Maryjuh)

Prince Wadada "Miliciano" Download Album (2011)

01 Viva a Vida (Com Melo,D-Nellson One)
02 Rebelation Reunion
03 Senhor Agente
04 Jah Dread (Com Big Youth)
05 Anabela
06 Beijo de Ontem
07 Lucky Dube
08 Reggae Música
09 Viva a Vida Dub
10 Rebelation Reunion Dub
>>> VIDEOCLIP <<<
>>> Senhor Agente <<<
>> Anabela <<
>>> VIDEOCLIP <<<

Prince Wadada "Kazukuta" Download Album (2009)

01 Joy
02 Kanuca
03 I Love Ya
04 Mwangoleno (Com Bonga)
05 Come Cover Me (Com Milton Gulli)
06 Monangambé
07 Children Rights
08 I - Sensi (Com Mr. Lobo)
09 Menos Homem
10 Tempo Que Voa (Com Mc Robson)
11 Levanta A Cara
12 Devolve Já
13 Mal Amado
14 Mamacita (Com Milton Gulli)
Mwangoleno (Com Bonga)
VIDEOCLIP
VIDEOCLIP

Prince Wadada "Entendimento" Download Album (2005)

01 - Sorriso da Manhã
02 - Entendimento
03 - Johnny Gangsta
04 - Um Minuto
05 - Aldeia (Com Bezegol)
06 - Inconsequente
07 - Servidão
08 - Rei
09 - Saudades da mamã
10 - Thanks and praises
11 - Minha mensagem de amor
12 - Jah ja sentiu (Com Marta Ren)
Johnny Gangsta
Servidão
Aldeia (Com Bezegol)
VIDEOCLIP

Prince Wadada "Natty Kongo" Download Album (2004)

01 Kompaixão
02 Igrejah
03 Taxi Para Luanda
04 Renúncia Ska
05 Amigo do Raggamuffin
06 Anabela Toi Et Moi
07 Baila O Reggae
08 Bye Bye Pobreza
09 Oiça Moça
10 Refúgio Predilecto
11 Senhor Dos Ismos
12 Mucanda
13 Poder de Kriação (Com D-Mars)

Prince Wadada "Kem é Kem" Download Album (1998)

01 Original Raggamuffin
02 Intro
03 Tudo Bem
04 Amando Você
05 Akele ke Te Ama
06 Zé Manuel
07 Impossível
08 União Mwangolê
09 Perdão (Com Madame Jepelle)
10 Emboscada
11 Vou Me Embora

******* Dope Sessions (10-02-2012) *******

(Passatempo) LA DUPLA - Word Up (Sam The Kid, Chullage, Nel'Assassin, X-Acto) *2012*

Novo álbum de La Dupla já à venda!
QUERES ENTRAR NO VIDEOCLIP DESTA MÚSICA?
Então manda mail até 14 fevereiro 2012 a encomendar o álbum!