As Nossas Raizes

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

BIOGRAFIA: DJ DEE NASTY (BIOGRAPHIE)

"Dee Nasty" foi o primeiro Dj (de Hip-Hop) que apareceu em França, nascido em 1960 ele é o grande master da "Zulu Nation" em França, o seu nome de artista foi inspirado de um grupo americano "Dinasty" que ele transformou em D.Nasty (D que vem do seu verdadeiro nome Daniel), em 1979 num encontro com o "Afrika Bambaataa" D.Nasty pediu-lhe para ele lhe autografar seu álbum "Planet Rock" e foi ai que o Afrika Bambaataa assinou << Dee Nasty >>, o francês decidiu então de guardar esse nome como Dj/Prdutor & Mc em homagem ao Bambaataa.
Foi em 1979 durante essas férias nos Estados Unidos que Dee Nasty descobriu o movimento Hip-Hop com o graffiti, o breakdance e com a funk do tipo "Sugarhill Gang", ele foi dos primeiros a trazer esse estilo para França. Dee Nasty começou a ser conhecido apartir de 1982 por ter trabalhado numa rádio pirata "Ark en ciel FM" com o rapper "Lionel.D", mais tarde os dois começaram a animar na "Rádio Nova" com o programa "Deenastyle".
Em 1984 Dee Nasty lança o primeiro álbum(Vinyl/cassete) de Hip-Hop em França com o nome de "Paname City rappin'", um disco unico no seu tipo que representa a old school do Rap francês, a faixa que mais marcou esse projeto foi a "Métro Scratch" que é uma descrição dos principios do Hip-Hop em França que naqueles tempo ainda só era conhecido através do graffiti e do breakdance. Em 1984 depois do seu primeiro disco como dj/mc o Dee Nasty decidiu dedicar-se menos ao MCing e começou a dedicar-se mais ao DJing, ele foi o primeiro dj em França a controlar a arte do Scratch.

Apartir do seu primeiro álbum Dee Nasty começou a ser conhecido cada vez mais em França mas igualmente nos Estados Unidos e em 1985 ele começou a organisar eventos de Hip-Hop em que juntava mc's/bboys/graffiti e Dj's em "La Chapelle" (Paris-18ème), e foi nesses primeiros eventos que apareceram os "NTM", "Assassin", "Mc Solaar", "Ministère A.M.E.R" entre outros...Dee Nasty membro da "Universal Zulu Nation" fez a primeira parte do tour do Afrika Bambaataa em França. Mais tarde nos principios dos anos 90's Dee Nasty ainda chegou a fazer a primeira parte de concertos (em Paris) dos "Public Enemy", "The Last Poets", "Trouble Funk", "Ice-T", "Sponnie G", "Cash Money", "George Clinton", "Maceo Parker" entro muitos mais.. Dee Nasty é igualmente um grande apaixonado pelos vinyl's em 2012 ele afirmou numa entrevista ter + de 25mil vinyl's...
★ Dee Nasty (1987) - DMC World DJ Championship (Final
★ Dee Nasty (1986) - Paris Bloc Party Scratch ★
Dee Nasty (1992) - VideoClip ★
CARREGA >>> AQUI <<< PARA VER TODOS OS POSTS DO D.NASTY

3 comentários: