As Nossas Raizes

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Biografia : Duas Caras




Nome completo: Herminio Chissano
Data de nascimento: Inverno de 1978 
Apelido AKA: Duas Caras/ Kara Kara Boss
País: Moçambique
Género Musical: Hip-Hop / Rap
Período em actividade: 1997 - 2009
Gravadora/Label: GPRO – Giants Produções


Duas Caras, “Tio Duas”, ou Kara Kara Boss como é carinhosamente tratado pelos fans, é um dos mais conceituados rappers moçambicanos e dos Palops. Com mais de 10 anos nesta estrada do rap game, é uma referência nacional na matéria de “cuspir barras” por cima de beats. 
Nasceu no bairro do Aeroporto, em Maputo, onde começou a droppar nos meados dos anos 90 num grupo de nome Rap Niggaz (algo parecido com os Wu Tang Clan, se tivermos em conta o número de membros). Influenciado por Jay Z, Jadakiss, Nas, Busta Rhymes, e Asmall, ganha visibilidade em 98 com freestyles no Clássico programa de rap moçambicano Hip Hop Time e também no não menos famoso “Vibe”. 


o ano   fruto das suas habilidades líricas, é convidado a participar no Projecto GPROFam ( GPRO - Giants Produções), onde lado a lado com Djo e Sem Paus editam o primeiro e aclamado álbum de Hip Hop moçambicano, “Um Passo em Frente” (2004). 
Depois de dois anos a percorrer o país do Rovuma ao Maputo, a cantar em recintos super lotados de jovens ávidos de ver de perto os rapazes do “País da Marrabenta”, de aclamações nacionais e internacionais, Duas Caras interrompe a sua ligação à GPRO(Fam).
Foram vários os motivos que levaram a cisão entre Duas Caras e a GPRO, mas quem na verdade sofreu com essa ruptura foram os fans do grupo (e do artista) e o Hip Hop moçambicano. Meses volvidos, Duas Caras junta-se ao projecto Extaka Zero onde adopta a alcunha de Xkopeta. Com N.

O CD é um sucesso (de vendas e espectáculos), porém, o Tio Duas “perdeu” alguma admiração por parte de alguns dos seus admiradores que o acusavam de ter traído o rap. 
Em 2006 é anunciado o seu regresso a GPRO para satisfação dos fans, e o som de regresso “De volta a casa”, é cantado e entoado em todos os circuitos de rap.
Envolto em alguma polémica, lança “Sujo Sujo”, uma resposta a aqueles que o chamavam de traidor da camisola que sempre vestiu. Seguiram-se “Cú Gordo”, “Dzukupandza” ,“1º freestyle do ano” e “Presidência Aberta”, este último concebido para o projecto Gpro Mixtape. 
O artista encontra-se neste momento a finalizar o seu 1º álbum a solo, tendo já lançado um som de avanço com o título “Kara Boss”. O CD sairá com o selo da GPRO e promete unir o melhor de Duas Caras em matéria de escrita/liricismo, dicção, flow e musicalidade, algo plenamente alcançável quando se trata de um artista de mão cheia e com muitos anos a destruir beats com rimas bem delineadas e cheias de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário