As Nossas Raizes

sábado, 18 de setembro de 2010

Biografia : Da Weasel


"Lição número um do manual: procurar a virtude no simples e natural". É esta a máxima defendida por Pacman em "Outro Nível", e a mesma que tenta seguir como fio condutor da sua vida.
Uma das bandas mais criativas da música portuguesa, que escolheu o português como forma de expressão, os Da Weasel deram, no entanto, o pontapé de saída da sua carreira em inglês, e de uma forma muito experimentalista. A formação contava então com Pacman (Carlos Nobre), Armando Teixeira, Jay Jay Neige (João Nobre, irmão de Pacman) e Yen Sung, e o seu primeiro registo discográfico chegou ao mercado em 1994, em que se começou a ouvir na, entretanto extinta, XFM, uma maqueta com o tema "Da King (Monkey Version)", que beneficiou do estatuto de aposta ao longo de uma semana.
O EP intitulado "More Than 30 Motherf***s" produziu um dos grandes êxitos da banda, 'God Bless Johnny', e foi sucedido, no ano seguinte, pelo muito aguardado disco de estreia, "Dou-lhe Com a Alma", considerado o primeiro álbum hip hop da autoria de uma banda portuguesa, onde se iniciou a transição do inglês para o português como língua dominante


"3º Capítulo" foi a prova de fogo na carreira da "doninha". Neste primeiro registo editado pelo grupo para a EMI, Pacman revelou o seu grande potencial de letrista. Um álbum assumidamente rap e de grande pessimismo, que convenceu o público português com o tão bem sucedido 'Todagente', com o qual ainda hoje são associados. Houve entretanto alterações na formação inicial da banda, que passaram pela saída do único elemento femino da banda, Yen Sung, e pela entrada de Vírgul. A produção do disco ficou por conta da própria banda, mas contou também com a ajuda de Amândio Bastos e, no que toca a participações, o cardápio incluiu nomes como Sam, Sanrise, Fernanda Freitas, João Gomes, Laurent Filipe e Sinde Filipe.
No espaço comprendido entre o lançamento do "3º Capítulo" e a chegada d'"O Manual", dois anos depois, os Da Weasel colaboraram noutros projectos, tais como o disco de homenagem aos vinte anos de carreira dos Xutos & Pontapés, "XX Anos XX Bandas", e a colectânea de música portuguesa "Tejo Beat".
Em 1999, chegou então às lojas o terceiro álbum de originais do grupo, "Iniciação a Uma Vida Banal - O Manual". Aclamado pela crítica e adorado pelo público, o disco marcou o regresso em força da "doninha" no seu melhor à actividade discográfica e aos palcos portugueses.


Depois de constatar em "Outro Nível", o single de apresentação, que afinal de contas "não existem problemas, só existem soluções", Pacman deixou para trás o pessimismo predominante no trabalho anterior e escreveu um excelente conjunto de canções que têm por pano de fundo aspectos reais da vida quotidiana, e não necessariamente o seu lado negativo, com o qual o hip hop é habitualmente conotado. A produção do disco contou desta vez com a colaboração do produtor brasileiro Bid, também responsável pelo último trabalho de Chico Science.
O ano de 2001 foi marcado pela edição do novo álbum de originais no mês de Dezembro, intitulado "Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder", tendo o primeiro avanço foi sido mostrado pelo single 'Tás na Boa', que constituiu uma excelente amostra do lado mais "a abrir" da música dos Da Weasel. A anteceder a chegada do álbum aos escaparates, a banda revelou algum do novo material num concerto realizado no dia 5 de Novembro no terraço da RDP, a assinalar o arranque de actividades da Nova Antena 3.
Em Maio de 2004, foi lançado o sexto trabalho de originais da banda, "Re-Definições", que contou com as participações de Manuel Cruz, ex-Ornatos Violeta, João Gomes, dos Cool Hipnoise e SpaceBoys, e da jornalista Anabela Mota Ribeiro, na leitura do tema que dá título ao álbum. Ao primeiro single, de título 'Re-Tratamento', seguiram-se 'Força (Uma Página de História)' e 'Casa (Vem Fazer de Conta)'. O álbum tornou-se o disco mais bem sucedido da carreira dos Da Weasel, atingindo o estatuto de quádrupla platina, por mais de 60 mil cópias vendidas. Antes, em Dezembro de 2004, os Da Weasel celebraram o sucesso do álbum e da digressão com concertos especiais em Lisboa e no Porto. No Coliseu dos Recreios e no da Invicta, a Doninha recebeu a visita dos colaboradores Manuel Cruz, Sam e João Gomes.

Em Agosto de 2005, os Da Weasel actuaram no Festival Sudoeste e lançaram uma edição especial de "Re-Definições", com capa nova, uma remix para 'Re-Tratamento', a cargo da Cooltrain Crew, e um DVD com os telediscos dos três singles. No final desse ano, a banda actuou no Olympia de Paris e em Macau, assim como na Madeira, secundada por músicos de orquestra. No arranque de 2006, Pacman envolveu-se na campanha às presidenciais do candidato Manuel Alegre, de quem foi Mandatário da Juventude. Na mesma altura, os Da Weasel foram dados como um dos nomes confirmados para o Rock In Rio Lisboa - 2006, notícia que espelha o seu estatuto de banda de primeira divisão em Portugal. Um ano depois chegou ao mercado o álbum "Amor, Escárnio e Maldizer". O disco conta com muitas participações, tais como Gato Fedorento, Bernardo Sassetti, Rapper e o produtor americano Atiba the Dappa e a participação especial da orquestra de Praga dirigida pelo Maestro Rui Massena. Nesse álbum destacam-se os temas 'Dialectos da Ternura' e 'Mundos Mudos'.

Dia 10 de Novembro de 2007 dão um concerto no Pavilhão Atlântico, tendo como convidados nomes como o maestro Rui Massena, com a orquestra sinfónica de Praga, Bernardo Sassetti, Manuel Cruz, Gato Fedorento e Atiba The Dappa.
A 29 de Novembro de 2008 é lançado o DVD com o concerto realizado no Pavilhão Atlântico. Em Outubro de 2008 o vocalista da Banda Carlos 'Pac' Nobre edita o livro: "Um Outro Amor, Diário de uma Vida Singular" com as crónicas que foi escrevendo ao longo do tempo, para a revista Domingo, do jornal Correio da Manhã com tiragem em Portugal.
Em Setembro de 2009, os Da Weasel anunciam uma pausa de um ano, prometendo voltar em Setembro de 2010 para a produção do oitavo disco de originais e para mais actuações ao vivo.
★ CARREGA >>> AQUI <<< PARA VER TODOS OS POSTS DOS DA WEASEL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário